Como receber por exportações de mercadorias do exterior?

Aqui você encontra todas as informações necessárias para receber por exportações de mercadorias na Remessa Online.

Quais documentos são necessários para a transferência?

Os documentos necessários variam conforme a situação da mercadoria no momento do recebimento. Confira os cenários abaixo:

1. Recebimento por exportação antecipada

Proforma Invoice
Quando a mercadoria ainda não foi embarcada, a Proforma Invoice é usada, funcionando como um orçamento ou uma intenção de compra e venda. Este documento serve somente para formalizar a negociação inicial e deve incluir informações como:

  • Previsão de embarque
  • Termos de pagamento (condição antecipada)
  • Dados sobre o frete

2. Recebimento por exportação a prazo

InvoiceConhecimento de Embarque (Bill of Lading) e DU-E

Se a mercadoria já foi embarcada, é necessário apresentar:

  • Invoice (Fatura Comercial)
  • Conhecimento de Embarque (Bill of Lading)
  • DU-E (Declaração Única de Exportação), que contém todas as informações fiscais, aduaneiras e logísticas da exportação.

Como preencher a DU-E?
Siga os passos abaixo para preencher e registrar a DU-E:

  1. Acesse o Portal Sistema Integrado de Comércio Exterior e selecione a opção “Importador Exportador”;
  2. Escolha “Importador/Exportador/Despachante” e complete o acesso com o certificado digital;
  3. No menu “Exp”, clique em “Declaração Única de Exportação” e depois em “Elaborar DU-E”;
  4. Clique em “Nova” ou “Recuperar Rascunho”, conforme necessário.
  5. Preencha os dados na aba “Informações Gerais”.
  6. Clique em “Avançar” e inclua as notas fiscais (o sistema permite anexar mais de uma NF).
  7. Complete as informações das notas fiscais na aba “Detalhamento dos Itens”.
  8. Anexe os documentos de despacho de exportação e outros documentos exigidos pelos órgãos fiscalizadores na aba “Anexação”.
  9. Clique em “Registrar” e aguarde a validação do sistema.

Quando enviar a DU-E para a Remessa Online?

DU-E (Declaração Única de Exportação) deve ser enviada para a Remessa Online até 45 dias após o embarque da mercadoria.

Importante: Caso o envio não seja feito dentro deste prazo, o cadastro do cliente será bloqueado na plataforma, o que pode impedir o andamento de futuras transações.

Não perca o prazo! Envie sua DU-E dentro do prazo para garantir que suas operações ocorram sem contratempos.

Para saber mais sobre a DUE, clique aqui.